A Cirurgia Otorrinolaringológica é um procedimento cirúrgico realizado para o tratamento de problemas na boca, ouvido ou nariz.
A timpanoplastia é uma cirurgia para a correção de uma perfuração no tímpano realizada através do conduto auditivo, com o auxílio de uma endoscopia de alta resolução.
É um dispositivo médico eletrônico para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo. Ele funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo. Isso significa que ele substitui parcialmente as células danificadas da cóclea.
A septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir o desvio do septo nasal, que é a estrutura que separa as duas narinas. Durante a septoplastia, o septo desviado é reposicionado para melhorar a respiração e reduzir problemas como obstrução nasal e ronco. É uma cirurgia comum, geralmente realizada em caráter ambulatorial, e oferece alívio significativo aos pacientes com desvio do septo nasal.
É realizada com o intuito de tratar ronco e apneia do sono em casos extremos. Na cirurgia, são removidos os tecidos que obstruem a passagem do ar, como as amígdalas, o palato mole, a úvula e a faringe.
O procedimento cirúrgico, indicado para a desobstrução dos seios nasais que causam a sinusite crônica, é chamado de sinusectomia. Com várias indicações, técnicas e acessos, o procedimento remove delicadamente as estruturas que dificultam a drenagem dos seios da face, retirando todo o muco acumulado na região.
Trata-se de uma infecção crônica que pode causar a contaminação de um tipo de células chamadas mastóides, localizadas no ouvido interno. Quando isso ocorre, é necessário realizar uma cirurgia de mastoidectomia para corrigir o problema.
É a cirurgia indicada para tratamento de muitos casos de otosclerose. No procedimento, uma boa parte do estribo (o menor dos ossículos da audição, e o menor osso do corpo humano!) e o substituímos por uma mini prótese
As amígdalas estão localizadas na região da faringe, ou seja, entre o sistema respiratório e o sistema digestivo. Elas são responsáveis por produzir linfócitos, que são as células responsáveis pela defesa do nosso organismo. Com isso, elas têm grande importância na nossa alimentação, porque fazem a proteção do nosso sistema.
Esse termo é bastante conhecido, porém, não é o nome correto cientificamente. Geralmente, a carne esponjosa em crianças é a famosa adenoide. É aquela carne localizada atrás do nariz, assim, em pacientes com rinite, a sua espessura é maior e sua coloração também é diferente, podendo dificultar a respiração. Já em adultos, podem ocorrer vários fatores, um deles é a hipertrofia de cornetos.
Dra Rosemeiry Tereza Marçal – CRM 71200